Phone in Focus

Descobrindo novas tecnologias portáteis

Blackberry e Sony podem estar prestes a vender suas divisões mobile

          O ano de 2014 foi um tanto difícil para muitas fabricantes, mas a situação tem se agravado cada vez mais para duas em específico: Sony e Blackberry.

          Começando pela Sony, que há anos vem registrando queda em vários setores, inclusive vendendo parte da linha Vaio e fazendo parcerias com a Sharp no ramo das TVs. Os constantes problemas com hacks na divisão de video games e cinema também vem prejudicando a imagem da empresa. A linha mobile também anda em maus lençóis: no ano passado a Sony anunciou que iria dar foco aos smartphones top de linha e interromper a produção dos intermediários e low-ends. 

          Mas infelizmente, essa não foi a solução para o problema. A meta da Sony para o ano fiscal era a venda de 50 milhões de unidades da linha Xperia, mas a mesma alcançou apenas 42 milhões de vendas. Pode parecer pouca diferença, mas houve um prejuízo de U$1.9 bilhões. 


(Kazuo Hirai - diretor executivo da Sony)

           Recentemente, em uma entrevista da Reuters com investidores, afirmou-se que a empresa necessita urgentemente passar por uma reforma, abrindo-se para possíveis joint-ventures com outras fabricantes ou vender a linha mobile, caso contrário, a Sony estará no vermelho em dentro de 3 anos. E recentemente, o próprio CEO Kazuo Hirai admitiu que, caso todas as opções falhem e não houver solução, a venda do setor mobile realmente torna-se-á uma opção.

           Já a Blackberry tem estado numa situação ainda pior, desde 2011 suas vendas de smartphones vem caindo agressivamente e atualmente sua participação no mercado é ínfima. Seus lançamentos já não atraem mais compradores - e nem há dinheiro para pesquisa e desenvolvimento - e até os mais fiéis seguidores da empresa vem aderindo ao Android e outros sistemas.


           E pelo visto não deu outra. Segundo a Reuters, executivos da Samsung e Blackberry se encontraram em reunião recentemente para dialogar sobre o acordo de venda, que pode ser de aproximadamente U$7.5 bilhões de dólares. Apesar do pouco peso da Blackberry no mercado, a Samsung tem um grande interesse em suas patentes.

ATUALIZAÇÃO(15/01/2015): Todo esse burburinho na impressa internacional chegou aos ouvidos da Blackberry e ontem mesmo ela deu uma resposta oficial:
“A BlackBerry está ciente de certas notícias da imprensa publicadas hoje [no caso, ontem] que dizem respeito sobre uma possível oferta da Samsung para comprar a BlackBerry. A empresa não se envolveu em discussões com a Samsung a respeito de qualquer possível oferta de comprar a BlackBerry. Nossa política é de não comentar sobre rumores e especulações e, por isso, não pretendemos fazer mais comentários”. Entretanto, enquanto os péssimos lucros da Blackberry continuarem o fantasma da incerteza de uma compra e instabilidade dos acionistas continuará (e a nossa também ).

Compartilhe este artigo