Phone in Focus

Descobrindo novas tecnologias portáteis

iPhone 6: Esqueça as especificações

            Olá leitores do Phone in Focus, hoje analisaremos o iphone 6. O aparelho que não revolucionou com nada em especial, mas o conjunto da obra é realmente incrível. 


              Primeiramente, gostaria de falar que para escrever uma análise do celular mais famoso do mundo várias coisas são levadas em consideração. Coisas além de especificações, além de apenas celulares até mesmo sobre impostos e politicas da empresa em determinados locais. Então desde já peço desculpa se a análise se estender demasiadamente. 

 Preço
               Nesta análise irei começar por um ponto diferente. Sim o preço do aparelho. Para mim é o aspecto mais chocante nesse celular. O seu preço varia entre R$2700,00 (a versão de apenas 16Gb) e R$3700,00 (a versão de 128Gb) sendo que esses são os preços mais baratos de cada versão (ainda tem a versão intermediaria de 64Gb). Esse preço nos da o premio de país com o iphone mais caro do mundo. Impostos e toda a política elitista da Apple no nosso país provocam isso. Não irei dar muitas opiniões sobre isso. 
  Hardware
                Voltando as funções do aparelho. O hardware em números do novo iphone se torna tão desnecessário quanto em quase todos os outros iphones, mas mesmo assim irei especifica-los.
                Com uma câmera de singelos 8Mp processador A8 dual-core de 1.4Ghz 64bits, GPU PowerVR GX6450, quad-core e 1Gb de memória Ram. Tela maior de 4.7 polegadas resolução de 326ppi, sensor biométrico.  
                Como podemos ver o design do aparelho foi reformulado e particularmente achei que a mudança foi para melhor. Tire suas próprias conclusões abaixo: 

          A tela do aparelho foi aumentada e a sua resolução também fazendo com que a mesma densidade de pixels do iphone 5S fosse mantida, 326ppi, chamada de tela retina. Além de que nesse aparelho o espaço entre o visor e o vidro diminuiu, dando a sensação de você estar tocando nos pixels. Além de sua legibilidade embaixo do sol forte, que ficou muito melhor.



A câmera do aparelho mesmo com seus 8MP também oferece uma qualidade exemplar, graças a toda tecnologia empregada em seu sensor. Chamada de focus pixels essa é uma das grandes diferenças da câmera traseira do iphone. 

          As micro-lentes se ajustam para poder focar o objeto com precisão, sem a necessidade de utilizar um foco a laser. 
        A gravação de vídeo  é muito boa, mesmo não podendo filmar em 4K (desnecessário por enquanto)pois com a atualização da estabilização ótica de imagem, além de seus truques em filmagem em HD em 240fps ou full HD com 60fps. Veja um vídeo do aparelho:
 
          A sua câmera frontal foi melhorada, não em números absolutos (como já era de se imaginar), mas sim em detalhes. A nova câmera permite a entrada de mais 81% de luz, tornando seus selfies a noite muito melhores. Veja algumas das fotos abaixo.


Agora os Selfies

          O seu processador dual-core  e sua RAM com apenas 1GB poderiam ser um problema enorme para qualquer aparelho lançado em 2014, mas não para o iphone 6, pelo menos não tão grande.
          Os números de benchmarks são impressionantes, em praticamente todas as comparações o iphone 6 plus lidera seguido de perto pelo iphone 6. No Antutu por exemplo o aparelho faz 49 mil pontos. O aquecimento do processador é muito menor do que o da concorrência segunda a Apple.


          O gráfico acima mostra claramente que o  aquecimento do processador afeta diretamente na sua performance.
          Os jogos de iphone sempre foram referencia no meio mobile, graças a bela unificação de hardware e soft. E nessa geração não seria diferente, pois com uma GPU PowerVR GX6450, quad-core o poder de processamento deste aparelho é bem grande. E se não fosse o suficiente a Apple acabou de lançar a sua nova engine de jogos para iOS, a metal, tornando maior ainda essa integração.
          Com todo esse poder de processamento imaginamos que a bateria desse aparelho seja gigantesca. Mas não, nem é tanto assim. É uma bateria de 1810mAh mas a sua autonomia é muito boa, durando em média um dia inteiro de uso normal e ainda restando carga ai final do dia.  


Conclusão
          Como muitos já imaginaram o iphone 6 é realmente incrível e realmente muito bom. Entretanto, a grande pergunta é: realmente ele é bom o suficiente para justificar seu preço? E infelizmente a resposta é não (pelo menos no Brasil), se você puder comprar o iphone no externo, faça pois será muito mais lucrativo, mas se você for comprar aqui mesmo, pense duas vezes.Pois com mil reais a menos você consegue comprar um aparelho tão bom quanto(Xperia Z3,Moto Maxx..).Entretanto seria de outro OS necessariamente, ai varia de pessoa para pessoa.
          Diria que o iphone 6 é apenas um aparelho bem acima da média (não chega a ser excelente em nenhuma), em todas as áreas sem nenhum grande deslise. Definitivamente ele é um celular incrível.
          Algumas perguntas surgem, como por exemplo: será que esse quantidade de RAM é suficiente para suportar com folga os jogos dos próximos dois anos? Apenas o tempo poderá responder. 
          Obrigado e espero que tenha sido útil a análise.  





Compartilhe este artigo