Phone in Focus

Descobrindo novas tecnologias portáteis

Samsung Z1, a ambiciosa proposta do Tizen OS

          A Samsung anunciou hoje, dia 14/02, mais um smartphone. Porém, não se trata de um Galaxy, mas sim do primeiro celular de uma (provável) grande linhagem de aparelhos com o sistema Tizen, o Samsung Z1.

(Samsung Z1 em diferentes cores)

          O hardware do aparelho não é impressionante: tela de 4" com resolução 480x800, processador dual-core de 1.2GHz, 768MB de RAM, câmera de 5.1MP, armazenamento de 4GB com slot microSD, bateria de 1500mAh e conectividade 3G.
          A Samsung afirma que os 768MB de RAM são mais do que suficiente, pois o Tizen OS é muito leve. Com um hardware modesto deste, é de se esperar que o preço fosse bem competitivo: 5700 rupes indianos, R$240 em conversão direta.

(screenshots do Tizen OS, bem similar ao TouchWiz)

          O Tizen OS é uma proposta ousada da Samsung de competir com força nos mercados emergentes - vide o lançamento inicial na Índia - para competir com os Android One e com os Lumias de baixo custo.

          Vale notar que a Samsung detém mais de 50% das vendas de aparelhos Android e que, hipoteticamente, se ela substituísse todos pelo Tizen, este seria o sistema operacional mobile mais utilizado do mundo.

Compartilhe este artigo