Phone in Focus

Descobrindo novas tecnologias portáteis

Spiral 2 e Spiral 3, a entrada do Project Ara no mercado

          Em 2013 a Motorola mostrou ao mundo um conceito um tanto quanto interessante: o smartphone modular - o qual é possível mudar as peças como bem quiser. Em 2014 a marca foi passada para o Google, e apesar da Motorola ter sido vendida para a Lenovo, o Project Ara manteve-se com o Google. Em 2014 houveram algumas demostrações em eventos de grande porte, mas nunca funcionaram como devido. Agora, em 2015, parece que o Google finalmente alcançou a estabilidade aceitável no Project Ara, lançando um novo kit de Desenvolvimento com um protocolo chamado Greybus, para melhorar e facilitar a comunicação dos módulos do aparelho. E o primeiro smartphone modular estará no mercado muito em breve.


          A versão atual, a Spiral 2, ainda está em testes, mas já conta com um conjunto interessante: processador Tegra K1 ou Marvell PX1928, tela com resolução 1280x720, câmera de 5MP, 3G, Bluetooth, porta USB, sensores de luz e proximidade. São 11 módulos no total.

          E o Google já anunciou o Spiral 3, para a segunda metade do ano, que contará com uma variedade de até 30 módulos, incluindo uma bateria até 30% melhor, câmera melhorada, módulo com 4G, design mais avançado e etc.


          Mas, por enquanto, o Project Ara será testado somente em Porto Rico, como "versão piloto". Por que Porto Rico? Segundo o Google, 77% dos acessos à internet neste país são através de smartphones; e também por sua proximidade aos Estados Unidos, facilitando a exportação de peças.

          Se o piloto for um sucesso, a Google afirma que em 2016 outros países terão acesso ao Project Ara. Só nos resta torcer. 


Compartilhe este artigo